Serviços

saais

o software é executado em computadores pertencentes ao provedor de SaaS e por ele gerenciados, em vez de ser instalado e gerenciado nos computadores do usuário. O acesso ao software é feito pela Internet pública e, em geral, é oferecido com assinatura mensal ou anual. 

iaas

elementos de computação, armazenamento, sistema de rede e outros (segurança, ferramentas) são fornecidos pelo provedor de IaaS via Internet pública, VPN (Virtual Private Network, rede privada virtual) ou conexão de rede dedicada. Os usuários são proprietários e administradores dos sistemas operacionais, aplicativos e informações executados na infraestrutura e pagam conforme o uso. 

paas

todos os produtos de software e hardware necessários para construir e operar aplicativos em nuvem são fornecidos pelo provedor de PaaS via Internet pública, VPN (Virtual Private Network, rede privada virtual) ou conexão de rede dedicada. Os usuários pagam conforme o uso da plataforma e controlam como os aplicativos são utilizados no decorrer do seu ciclo de vida.